proibição do Counter Strike

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

proibição do Counter Strike

Mensagem  Admin em Sab Jan 26, 2008 8:59 pm

Com a venda proibida judicialmente, o jogo Counter Strike (CS) deverá ter uma sobrevida e conquistar um espaço que já estava perdendo. A opinião é do advogado especializado em direito de informática, Omar Kaminski, diretor de internet do IBDI (Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática).

A proibição da venda do CS, de autoria do juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, começou a ser cumprida na quinta-feira (17), em Goiás, pelo Procon local.

Na terça-feira (22), atendendo a decisão judicial, a distribuidora EA (Electronic Arts) suspendeu as vendas no Brasil das versões Counter Strike Source e Counter Strike Anthology.

O CS surgiu como "filhote" de outro game, o Half-Life, no final da década de 90. Sua trama divide os jogadores em equipes. É preciso eliminar os adversários à bala. Para o juiz, os jogos "trazem imanentes estímulos à subversão da ordem social, atentando contra o estado democrático e de direito e contra a segurança pública, impondo sua proibição e retirada do mercado".

Já na opinião do diretor de internet do IBDI, a proibição tem pouco efeito prático e funciona mais com um caráter educativo. "A medida não vai acabar com o jogo no país, mas serve para chamar atenção para a questão da influência dos jogos violentos", afirma.

Influência

Fernando Asbahr, psiquiatra coordenador do ambulatório de ansiedade na infância e adolescência do Hospital das Clínicas, de São Paulo, também considera a proibição válida, porém, questiona sua eficácia. "É complicado falar em proibição por conta do alcance desta proibição".

O psiquiatra afirma não ser possível estabelecer relação causal entre os jogos e atitudes violentas, embora haja o estímulo. "Em crianças e adolescentes que possam ser naturalmente mais agressivos, o jogo pode estimular a violência", reconhece.
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 60
Idade : 26
Humor : ALEGRE
Data de inscrição : 25/11/2007

Ver perfil do usuário http://mundodigital.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum